4 de março de 2016

Leituras de Fevereiro (2016)

     

   Olá! Pela primeira vez neste blog, vou comentar os livros que li no mês. E neste mês de fevereiro, consegui ler mais livros que o esperado.  Abaixo, irei fazer uma breve resenha de cada um e dar meu ponto de visto, confira:

   1- Filha da Ilusão  (Teri Bronw)
    No início de fevereiro, conclui esta leitura e logo fiz resenha aqui no blog. Demorei para ler este livro, não porque achei ruim mas foi devido ao fato de que entrei em ressaca literária e fiquei um bom tempo sem ler nenhum livro. Quando voltei à leitura e terminei o livro, gostei bastante da história, apesar de esperar mais nas cenas em que envolvia magia e ilusionismo e senti falta de uma aproximação maior entre a personagem principal, Anna Van Housen e seu suposto pai Harry Houdini. Outra coisa que me desanimou, foi o fato de descobrir que este era o primeiro livro de uma trilogia e que suas continuações ainda não foram lançadas pela editora Valentina aqui no Brasil.
  Pois bem, o livro trata-se de uma história em que a jovem Anna Van Housen descobre que tem poderes paranormais e trabalhando com sua mãe como ajudante em apresentações de ilusionismo (ao contrário dela, sua mãe é uma charlatona) se vê em apuros quando alguém misterioso começa a persegui-la. Além disto, ela tem pesadelos em que sua mãe está em grave perigo e ela vê seu coração dividido entre Colin e outro homem misterioso. Anna é filha ilegítima do grandioso mágico Harry Houdini e em busca da verdade e de seu próprio lugar nos holofotes, ela começa sua jornada. Para saber mais sobre este livro, leia a minha resenha feita (aqui).

2- Minha Vida, Meus Cães  (Mark Doty)

      Minha segunda leitura foi de um livro em que eu relutava bastante para lê-lo mas por fim, depois de anos (ganhei de minha irmã em 2013), resolvi finalmente ler o tal livro. Na capa, há uma frase em que algum leitor diz que se a pessoa se divertiu ao ler Marley & Eu, supostamente, irá gostar do livro Minha Vida, Meus Cães, eu não desminto mas em minha opinião o livro não tem muito a ver com a outra obra citada. Eu assisti apenas ao filme, não li o livro mas por alto sei da história para poder comparar com a obra de Mark Doty.
    Minha Vida, Meus Cães é mais que um livro que fala sobre cães, é uma biografia sobre o próprio escritor e sua vida a partir do momento em que seu companheiro morre aos poucos em cima de uma cama e ele resolve adotar dois cães chamados Beau e Arder, ambos da raça golden retrivier. Depois da perda do companheiro, Mark narra seu relacionamento com os amigos fies, os cães e fala sobre depressão, perda, compaixão, amor e seres humanos na sociedade. Há várias passagens no livro onde ele genialmente descreve o porquê do ser humano ter se afeiçoada tanto aos caninos e quem tem um cachorrinho, com toda a certeza irá se emocionar e compreender esta relação tão bela e pura entre humanos e cachorros. A narrativa do livro é bastante distinta e ele intercala os capítulos entre ‘’capítulos comuns’’ da narrativa e cita e analisa poemas de Emily Dickinson.
 Uma frase que gostei bastante e citei em nossa fanpage no facebook  foi esta:
''Muito já se disse sobre a quase absolta recusa do cão a fazer julgamentos. Não é preciso se arrumar para eles, eles não têm noção de posição social, não se importam com raça, nível econômico, gênero, orientação sexual ou qualquer forma de privilégio humano. (...) eu podia falar e chorar com eles durante a metade do dia e eles não se importavam, nunca me acharam mórbido e nem uma vez sugeriram que eu devia superar aquilo.''

                                                 

     Eu concordo plenamente com o que foi citado à cima. A grandiosidade dos cães se dá ao fato de que eles amam seus donos incondicionalmente sem julgá-los por quais características que tiverem. São, para mim, o maior exemplo do amor verdadeiro neste planeta. Você pode ser pobre, rico, magro, alto, gordo,negro, branco, asiático ou índio ele jamais o deixa de amar por isto (ao contrário de nós humanos) eles não te julgam e mesmo que não os trate bem eles ainda o amaram e isto sim é amor verdadeiro. Há uma frase em que se diz que cães são anjos sem asas e que vivem por um tempo curto pois estão na terra com a missão de ensinar a bondade, lealdade e o amor aos homens e este livre relata este amor. Quem tem cachorro, ao acabar de ler o livro vai enxergar seu cão de uma outra maneira e com certeza o amará ainda mais (se isto for possível, no meu caso haha).
 Obs.: Quem me conhece e conhece a Camille, deve saber que ela tem um cão chamado Luke (tem vídeo no canal com esse gostoso aqui) e eu, Letícia, digo que sou ‘’tia’’ de uma cadelinha chamada Lola (a mãe legítima é a minha irmã Clara). No livro, por coincidência, os nomes de nossos bichinhos são citados e eu quando li logo fui comentar com a Camille.
  Enfim, recomendo esta leitura para os amantes dos caninos 
.
3- A Marca de Uma Lágrima    ( Pedro Bandeira)

   Minha terceira leitura foi de um livro juvenil escrito pelo conhecido e estimado Pedro Bandeira, autor nacional.
  No início, eu confesso que subestimei a história por julgar ser ‘’juvenil demais’’, achei que seria uma leitura muito, digamos de uma forma esdrúxula: ‘’bobinha’’.  A obra narra a vida de Isabel, uma adolescente de 14 anos que se acha feia e gorda e vê seu próprio reflexo distorcido no espelho. Ao acompanhada de sua prima Rosana, à uma festa de aniversário de seu primo Cristiano, Isabel se encontra em sua primeira experiência amorosa e se vê perdidamente apaixonada pelo primo, mas para seu azar, quem ele realmente se sente atraído é por Rosana, amiga de Isabel. A jovem adora escrever e cria poemas apaixonadas, a maioria descrevendo o que sente pelo rapaz, após ceder ao pedido da amiga, Isabel se vê entre o casal ajudando com seus poemas para que se aproximem, sua amiga Rosana usa os poemas feitas pela amiga para dizer que são seus e os envia para Cristiano que a cada vez mais está apaixonado pela menina que consegue expressar o que sente nos belos poemas e ele não sabendo da verdadeira autora, pede ajuda à Isabel para poder corresponder à altura aos poemas de Rosana e ela então o ajuda e o surpreende com sua capacidade, sem saber ou desconfiar da verdade. A história ganha um ar de mistério quando acontece um suposto suicídio da diretora do colégio em que Isabel estuda e ela vê sua vida mudar por completo após ser testemunha de um roubo de uma substância letal no laboratório da escola que pode estar vinculado com a morte da diretora.
   Eu achei o livro bastante leve, de fácil compreensão e com uma narrativa bem escrita porém bastante ‘’jovem’’. Pedro Bandeira consegue descrever um amor juvenil e o que se passa pela cabeça de jovens e seus dilemas sobre auto aceitação e afins. Gostei bastante da leitura e quero ler o tão famoso livro ‘’A Droga da Obediência’’.
  Resenha deste livro: (aqui!)

4 – Carta de Amor Aos Mortos  (Ava Dellaira)

   Minha quarta leitura do mês foi de um livro bastante comentado nos últimos anos entre os leitores jovens. Carta deAmor Aos Mortos conta a história de Laurel, que perdeu a irmã e começa a construir uma nova vida mudando de escola e tentando lidar com a falta de sua mãe (que mudou-se para outra cidade) e com a tristeza do pai e a religiosidade de sua tia Amy (ela fica uma semana na casa da tia e outra no pai). Após sua professora de português sugerir um trabalho em que os alunos teriam que escrever uma carta para alguém que já morreu, a menina começa a contar sobre todos os acontecimentos que irá viver e em cada carta ela dedica à alguém famoso, como por exemplo os cantores: Amy Whinehouse e Kurt Cobain ou a histórica aviadora Amelia Earhart. Ela não entregue o trabalho para a professora mais mantém o hábito de escrever e entre contar sua própria história, sobre novas amizades e seu novo namorado chamado Sky, ela se questiona sobre a morte de seus ídolos e reflete sobre a morte de sua irmã tão amada, May.
   Adorei a leitura e de tão envolvente que é a história, o leitor consegue concluir em menos de dois dias (caso não esteja ocupado ou seja tão curioso quanto eu haha).

5 – Clara Dos Anjos   ( Lima Barreto)
  Quando ganhei este livro de meu pai, achei que não o leria tão cedo pois a sinopse que li não me chamou atenção e o fato de ser uma obra antiga.
  Esta obra escrita pelo lendário Lima Barreto, escritor nacional, conta a história de Clara,uma jovem mulata e humilde que mora em um subúrbio e é filha de um entregador de cartas e de uma dona de casa. Clara era uma menina caseira e sua mãe a zelava bastante e ela só saia na companhia de sua madrinha Margarida para ir à loja de tecidos. Em sua festa de aniversário a presença de um homem mais velho que ela a chama atenção apesar da má fama do tal homem nada a detém de querer conhecê-lo. Após se relacionarem, Clara se vê devastada e desprezada por ele e sua família fica desolada. Esta obra relata os subúrbios cariocas, a vida em um Rio de Janeiro no início do século XX.
  Podemos perceber claramente uma crítica social neste livro, pois o homem que Clara se apaixona ( Cassi Jones) é oriundo de uma família de classe média, mas ele vive como um típico malandro carioca em que só pensa em músicas, mulheres e bebidas. É a típica história em que a pobre mocinha é enganada por um homem sedutor e sem escrúpulos. A mensagem da história é clara e bastante atemporal; quem tem status na sociedade, na maioria das vezes, segue ileso perante à lei de nosso país.
   Recomendo esta obra renomada de um grande escritor brasileiro pois proporciona ao leitor conhecimento em diversos aspectos e uma experiência diferente de leitura para os que não estão acostumados com a escrita de ‘’antigamente’’. Por exemplo, ao invés de ‘’coisa’’ ele escreve ‘’cousa’’ e entre outras palavras diferentes com as de hoje em dia.

                




6 – Os Nomes do Amor  ( Marcos Bagno e Stela Maris Rezende)


 Minha penúltima leitura de fevereiro foi um livro nacional e classificado como infanto-juvenil onde a personagem mineira Maria Júlia e José Romildo de Recife trocam cartas de amor. Após se conhecerem brevemente no Rio de Janeiro, José envia uma carta para Maria Júlia e a surpreende. De início eles se tornam amigos mas conforme o tempo vai passando eles vão se apaixonando um pelo outro. Entre troca de confidências e de acontecimentos diários, o casal não vê a hora de finalmente se encontrarem mas antes Maria Júlia decide entre o amor de José Romildo ou de um outro garoto que está apaixonado por ela e que mora em sua cidade.
  Esse livro relata um romance muito bonito entre duas pessoas que apesar de não estarem presentes fisicamente conseguem se amar como qualquer casal.  Os capítulos são intercalados entre cartas de ambos e narrativas de perspectivas de cada personagem. Leitura fácil e que flui e indico para todos os jovens e para aqueles que adoram ler coisas sobre troca de cartas (o que é uma coisa rara nos tempos de hoje).
   
                                
Os nomes do amor



7- Eros e Psique  (João Pedro Roriz)


 O último livro li no mês de fevereiro deste ano foi uma obra nacional e trata-se sobre mitologia grega.
   O livro conta a história  de Eros, um deus do amor e filho da deusa Afrodite, que após se ferir com uma de suas flechas se vê apaixonado por uma princesa mortal chamada Psique. Ao ser concebida, Psique é agraciada pelos deuses do Olimpo por uma estonteante beleza. Com o tempo, Afrodite fica enfurecida pois a após a menina sair do palácio as pessoas passam a adorá-la e a esquecer da deusa Afrodite.  Irmãs de Psique ficam com inveja da moça pois sua beleza é como um imã para os homens e devido ao fato delas quererem se casar primeiro elas a levam para longe do castelo real à mercê de um vendaval provido pelo deus Zéfiro que a leva para um lugar desconhecido e distante. Neste local, ela acorda e se encontra em um palácio, porém ele é invisível aos seus olhos e ela encontra alguém misterioso que vira seu marido com o passar do tempo, o que ela não sabe é que o tal marido é nada mais nada menos que o próprio Eros, que a visitava muitas vezes na madrugada em seu quarto às escondidas. Usando um capuz preto no rosto, Eros permanece camuflado e mantém seu rosto coberto dizendo ser um monstro com feições horrendas mas nada disto impede que o amor verdadeiro se desperte de Psique. Depois de descobrir que o monstro e marido era Eros, Psique descumpre com o trato e desobedece seu amado e ele a abandona. Assim sozinha pelo mundo Afrodite, como vingança por ela ter ferido o seu filho (para descobrir a verdadeira face de Eros, Psique sem querer acaba queimando-o com uma vela), coloca o amor da moça em prova mas em um testes ela acaba falhando e cai em sono profundo. O final eu não irei contar é claro, mas a história relata sobre um amor verdadeiro sem levar em consideração as aparências. Me lembrou bastante ‘’A Bela e Fera’’, posso dizer que seria uma versão mitológica e grega da história. Tomando a base da verdadeira história mitológica de Eros e Psique,  João Pedro Roriz cria uma nova história com uma narrativa envolvente e rítmica e ele correlaciona alguns acontecimentos ao tempo atual. Uma bela forma de contar uma história mitológica para crianças de uma maneira lúdica e divertida.

                                 



  Bom, essas foram as minhas leituras do mês de fevereiro de 2016. E você? Quais livros você leu no mês que se passou? Se puder comente, pois adoraria saber! Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário: