23 de março de 2016

TOP 5 - Personagens Femininas



    

    Aproveitando este mês em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, neste TOP 5, selecionei cinco personagens femininas  que me inspiram e que retratam diversas personalidades.
   A mulher conquistou o seu lugar na sociedade, mas sabemos que ainda há certas barreiras para serem quebradas, inspirada nisto, separei minhas personagens preferidas que retratam a inteligência, a força e o lado romântico que toda mulher tem dentro de si.
  Nós mulheres, devemos ser respeitadas, lembradas e reconhecidas não somente no dia 8 de Março, também devemos ser tratadas com respeito durante o ano inteiro. Eu, Letícia, sei que a data já passou, mas nunca é tarde para comemorarmos esta data e enaltecermos a figura feminina. Girl Power! haha.  Confira as cinco personagens que escolhi, abaixo:


1- Hermione Granger    (Saga Harry Potter)


    Quem me conhece ou acompanha o canal e o blog, sabe o quanto eu sou apaixonada por esta saga e não poderia deixar esta personagem de fora da minha lista!
    A bruxinha mais inteligente de Hogwarts  (escola de Magia e Bruxaria) e amiga fiel de Harry Potter e Rony Weasley, é a perfeita personificação da inteligência. Sempre ajudando os dois amigos a desvendar os mistérios ao percorrer da história, Mione era o ‘’cérebro’’ do trio. Ela sempre se destacava na escola e nas batalhas épicas por sua inteligência e perspicácia.

     
 
Um fato marcante, que não é retratado nos filmes, é que Hermione é pioneira  da fundação do projeto F.A.L.E (Fundação de Apoio a Liberdade dos Elfos), onde ela tricotava peças de roupas para libertar os elfos domésticos escravizados pelos seus donos. Algo engraçado é o fato de que a atriz Emma Watson, que dá vida à esta personagem, também expõe suas ideias e pontos de vistas em projetos sociais como o ‘’Her For She’’.
   Hermione Granger representa o poder intelecto da mulher, em que séculos passados foi bastante reprimido.

 
                            





2- Katniss Everdeen   (Trilogia Jogos Vorazes)


   Você teria coragem de ir no lugar de outra pessoa para um grande massacre? Katniss teve esta coragem e se voluntariou no lugar de sua irmã mais nova, que foi sorteada para participar dos ‘’Jogos Vorazes’’. Sabemos que Katniss não apenas ganhou o jogo como também se tornou o símbolo de uma revolução contra o governo autoritário do terrível presidente Snow.
    A escolhi para representar a força feminina por tamanha coragem que teve na história. Ela é a perfeita personificação da força, coragem, audácia e do poder feminino e quebra a imagem de que mulheres são frágeis. Fight like a girl! Haha

  






3- Sofia   (Perdida)


     A terceira personagem escolhida para ocupar uma das categorias neste TOP 5 é a Sofia do livro ‘’Perdida’’, escrito pela Carina Rissi.
   Não poderia deixar de fora uma obra nacional, pois ‘’levanto a bandeira’’ de que devemos consumir literatura brasileira, não somente obras clássicas de grande qualidade e valor histórico como também há bons livros contemporâneos e um destes é ‘’Perdida’’.
   Sofia representa a mulher moderna do século XXI, que é ligada à tecnologia e leva uma filosofia de vida bem moderna. Em uma ida ao banheiro, a moça deixa o celular cair no vaso sanitário e se vê na situação de comprar um novo aparelho. Na compra, ao tentar testar o produto, algo inusitado acontece e ele a transporta para um século passado e tudo muda quando ela é resgatada por um rapaz à cavalo com vestimentas medievais de outro século. Apesar de ser leitora de romances clássicos da Jane Austen, Sofia não é nada romântica, até que isto começa a mudar conforme a convivência com o belo rapaz que a salvou chamado Ian Clarke.
    Escolhi a Sofia pois ela representa a mulher moderna e independente, que vai em busca de seus ideias e está conectada com o mundo moderno e suas tecnologias. Com certeza, muitas leitoras se identificaram com esta personagem ao ler o livro. Resenha deste livro no blog (aqui).

  




4- Suzannah Simon  ( A Mediadora)

     A personagem da saga ‘’A Mediadora’’, escrita pela famosa Meg Cabot (também autora de ‘’O Diário da Princesa’’), entrou nesta lista por ser uma ‘’mocinha’’ nada convencional.
  Suzannah não é uma garota comum, ela tem o poder de se comunicar com os mortos e é uma portadora de mensagens entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos. Desde pequena ela é solicitada por fantasmas, seja para ajudar a mandar uma mensagem para alguém ou até mesmo para solucionar um mistério. Tudo muda na vida dela quando se muda para Califórnia com a mãe e descobre que em seu novo quarto há um morador incomum: um fantasma. Fiz resenha deste livro (aqui) no blog.
  Escolhi esta personagem pela sua autenticidade e digamos que Suzannah é uma ‘’bad girl’’ que usa casaco de couro e se veste e se comporta como bem entende, 
sem se importar com a opinião alheia. Isto é o que eu mais gosto nela; a autenticidade além de ser muito engraçada por ser diversas vezes sarcástica.

                   






5- Lúcia Pevensie ( As Crônicas de Nárnia)



    A última personagem escolhida é a nossa pequena Lúcia dos livros de C. S. Lewis. Não encontrei melhor personagem para retratar a pureza da infância como esta. Lúcia foi quem descobriu o grandioso e mágico guarda-roupa que a transportou, junto com seus irmãos, para outro universo paralelo. Em sua primeira visita à Nárnia, a pequena criança se afeiçoou ao fauno chamado Tumnus e quando ele descobre que ela é uma ‘’filha de Eva’’ e que de acordo com a profecia, ela tem o poder de libertar o povo narniano da terrível e tirana  Feiticeira Branca, que governa todo o lugar. A partir deste encontro toda se desenrola toda a história.
  Este livro me deixa nostálgica por ter marcado a minha infância e acho que a personagem escolhida, retrata a pureza de uma criança, o lado curioso e imaginário e a alegria que contagia à todos em sua volta.


     


    Este foi o ‘’TOP 5’’ de hoje em homenagem à nós mulheres.
    E você? Qual personagem feminina é a sua preferida? Comente, pois eu gostaria muito de saber!
   Espero que tenham gostado e até a próxima! 

Nenhum comentário: