11 de novembro de 2014

Novembro Azul - Participe!

Imagem via i.ytimg.com/vi/ALNNvtL0LKA/maxresdefault.jpg
Em outubro tivemos o mês Rosa, para alertarmos as mulheres (e também homens!) sobre o câncer de mama. Agora, em novembro, será o mês Azul! É um drible no preconceito ao câncer de próstata. Só em 2014 serão diagnosticados 69 mil novos casos de câncer de próstata, segundo dados do próprio site NovembroAzul.com.br
Mas, o que é a próstata? Ela é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa uns 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Fica abaixo da bexiga e produz o esperma. Quando essas células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada é que ocorre o câncer. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens!
A doença não é manifestada logo de início, mas com exames preventivos é capaz de detectar antes de um estágio avançado e quase fatal. Os sintomas, já na fase avançada, são:

- Dor óssea
- Sintomas urinários
- Queda do estado geral
- Insuficiência renal
- Dores fortes

Imagem via www.accamargo.org.br
A ausência dos sintomas não garante que não há problemas. Por isso, homens de a partir de 45, se houver histórico familiar, ou a partir dos 50 devem ir anualmente ao urologista para realizar o toque retal e fazerem o exame de PSA no sangue. Ah, é importante ressaltar que uma alimentação regada a gordura animal e deficiente em frutas e legumes são fatores de risco. O sedentarismo e a obesidade também! Por isso, previnam-se! 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.
Esses dados estão todos presentes no site NovembroAzul.com.br, e é uma iniciativa e realização do Instituto Lado A Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br), com a parceria da Sociedade Brasileira de Urologia (www.sbu.org.br) e um apoio da Eurofarma.

Nós do Escritologando estamos juntos nessa causa! Participe do mês mundial de combate ao câncer de próstata você também. Divulgue aos parentes e pessoas próximas. Ame a vida!

Nenhum comentário: