9 de abril de 2017

13 MOTIVOS PARA ASSISTIR ''13 REASONS WHY''

                               13 MOTIVOS PARA VER ‘’13 REASONS WHY’’


No dia 31 de Março deste ano, estreou na Netflix a série "13 Reasons Why",  que ganhou muita visibilidade desde a sua estreia. A série conta a história de Hannah Baker, uma estudante do ensino médio que antes de cometer suicídio gravou 13 razões em fitas que a levou a cometer tal ato. Tudo começa quando o personagem chamado Clay Jensen, que após receber a caixa com todas as fitas gravadas pela Hannah, começa a busca por respostas em saber o motivo de seu nome estar na lista das pessoas responsáveis pelo suicídio da menina.
Resolvi reunir motivos para lhe convencer a assistir "13 Reasons Why".

1- INSPIRADO EM UM LIVRO




Escrito pelo autor  Jay Asher, ‘’Os 13 Porquês’’ foi publicado em 2007. A obra literária alcançou o primeiro lugar no New York Times em Julho de 2011. Leitores assíduos, já conheciam a fama do livro e após o lerem entendiam o porquê dele ser tão renomado.
A série é uma adaptação do livro, o que significa que há modificações na série. Porém, não leve isto como algo negativo pois tanto a obra literária quanto o seriado são bons e conseguem passar uma mensagem importante ao leitor/telespectador. Já postei uma resenha sobre o livro aqui.


2- PRODUZIDO POR SELENA GOMEZ


 

A atriz, cantora, modelo e embaixadora da Unicef: Selena Gomez, nos mostrou mais uma de suas facetas ao produzir "13 Reasons Why" ao lado de outros produtores e do próprio autor do livro. Foi a mãe de Selena que a apresentou ao livro e as duas então foram em busca de alguém que aceitasse o projeto para que se transformasse em uma série. A cantora já declarou que se identifica com a Hannah: "Me vejo muito na personagem Hannah. Há sete anos eu me identificava com ela, e agora mais ainda, o que é curioso, pois parece um retrocesso. Quanto mais velha eu fico, mais insegura sou, o que é estranho. Mas acho que é algo com o que muitos podem se identificar", declarou à revista The Hollywood Reporter.
Selena se mostrou mais uma vez que se dedica à tudo o que faz e também mostrou seu lado altruísta ao compartilhar esta história dramática com o jovens, pais e afins.



3- O BULLYING NAS ESCOLAS


      

A história tem o colégio Liberty como cenário principal. É na escola que os personagens se conhecem e interagem. Em "13 Reasons Why" é mostrada a realidade, não somente dos colégios americanos, como na maioria dos colégios de todo o mundo. Há a hierarquia, a dificuldade do convívio social e o bullying é um dos principais temas. A série mostra abertamente as consequências de banalizar o bullying no ambiente escolar. O erro em achar que são apenas pequenas brincadeiras entre alunos, quando na realidade é o oposto e as tais "pequenas brincadeiras" podem levar uma pessoa à cometer o suicídio.


4- ASSUNTOS ATUAIS E POLÊMICOS



Além da abordagem sobre  bullying nas escolas, há também outros assuntos como o preconceito, machismo, homofobia, alcoolismo e o uso de drogas. Como o livro foi publicado há dez anos, houve mudanças para que a série acompanhasse os dias atuais e com eles a exploração de temas bastante falados ultimamente. Diferente de outras séries em que enaltecem atitudes errôneas dos jovens, em "13 Reasons Why" cada personagem tem sua personalidade como um exemplo a não ser seguido. É inevitável não nos compararmos aos personagens ou seus atos cometidos. As cenas são como um "toque nas feridas" de muitos. Há jovens que sofrem homofobia - ou como a Courtney que não se sente segura com sua homossexualidade (apesar de ter dois pais homens). O machismo é algo bastante explorado, mas de uma maneira diferente. No ambiente escolar, a imagem de que há meninas que são intituladas como "vadias" e são tratadas sem dignidade e respeito apenas por serem mulheres ou a presença do típico personagem machista que não respeita as meninas e se intitula como o "pegador". Também há o assunto sobre alcoolismo e o uso de drogas e como tudo isto afeta, não somente o próprio indivíduo, como pessoas de fora.


5- ABORDA ASSUNTOS ATUAIS


 

Como eu havia comentado posteriormente, a série se passa nos dias atuais onde a internet e outras tecnologias estão presentes nas vidas dos jovens. No campo virtual também nos deparamos com o ciberbullying (assédio virtual ). A crítica sobre como os jovens se importam como o que os outros pensam e a aprovação alheia também é mostrada. Tyler, que é um dos personagens (da imagem acima) é o fotógrafo da escola, porém ele ultrapassa na questão ética e acaba se tornando um stalker (perseguidor). Com o alcance rápido e troca de informações, em poucos segundos os boatos correm pelos celulares dos jovens no corredor do colégio. Mas o que eles não sabiam é que poderiam afetar a vida de alguém para sempre.


6- OS DILEMAS NA ADOLESCÊNCIA


 

Por ser uma história para o público jovem, é inevitável não termos cenas em que os personagens estão aflitos com as decisões sobre o futuro. Fim do ensino médio, formatura, faculdade e relacionamentos amorosos preenchem o coração e as mentes juvenis. Uma cena muito explícita sobre isso é quando a Hannah está na loja de farmácia de seus pais, com sua mãe e ela a pergunta sobre qual curso de faculdade a filha pretende seguir. Se você é jovem (ou já foi) com toda a certeza irá se identificar com isto. Com toda a pressão da sociedade e de seus próprios grupos sociais dentro do colégio, a carga pesada do futuro é colocada sobre as costas dos personagens. Tudo isto ocorre enquanto um clima tenso sobre a possível descoberta das fitas está no ar.


7- OS PERSONAGENS


 

O sétimo motivo para que você assista ao seriado é pela escolha dos personagens. Hannah é a personagem principal e sua história é o foco da série, mas os demais personagens estão ligados à ela. Clay é um jovem tímido, que após receber a caixa se vê transformado e transtornado. Courtney é a típica menina certinha do colégio que faz o possível para não manchar sua imagem perante aos outros. Marcus é um aluno ativo em questões importantes do colégio, porém esconde segredos obscuros e seu próprio desvio de caráter. Sheri é a líder de torcida, que apesar de não estar presente na versão literária, foi colocada perfeitamente na série. Ela é o perfeito exemplo de que pequenos atos podem gerar graves consequências. Há também o Justin, que faz parte do time do colégio Liberty e, apesar de ser popular no colégio, vive uma realidade diferente em sua própria casa, onde é reprimido pelo padrasto e ignorado pela própria mãe. Entre estes personagens, há muitos outros que têm suas personagens exploradas e podem ser comparadas à casos reais.



8-  AS VINGANÇAS DE CLAY




Diferente do livro, Clay Jensen enquanto ouve cada fita se vê perdido e por vezes tenta se vingar das pessoas que afetaram a Hannah. Na série, o menino se torna hostil e problemático, completamente cego pelo desejo de vingança e por vezes se vê perdido e completamente alterado. Em "13 Reasons Why" a típica história sobre o valor da vingança também é retratado. A culpa, arrependimento e desespero de Clay sobre a morte de Hannah é mostrado em cada episódio. Jensen é a personificação do sentimento de  frustração e incapacidade.


9- O CRIME DE BRYCE




Sem dar spoilers sobre a história, o clímax da série é certamente o momento em que ouvimos a fita sobre Bryce. O típico menino rico, mimado e criado sem limites pelos pais e aplaudido pela sociedade que têm seu ego inflado pelos seus fiéis seguidores do colégio. O que Bryce fez na série é algo gravíssimo e que deve ser um tema abordado. O que ele fez é algo que, infelizmente, não foge da realidade. Quantos Bryces ainda ficarão escondidos e não arcarão com as consequências? Quantos outros Bryces estão sendo criados por famílias pelo mundo à fora? E por fim; quantos outros Bryces sairão ilesos após cometerem tal crime?
A série mostra que a vítima é sempre julgada como culpada de seus atos, quando na verdade o único culpado seria o agressor. Outro ponto chave de discussão em âmbito escolar, familiar e social.


10- A PRESENÇA DA FAMÍLIA


 

Em torno deste ar hostil você deve se perguntar: "onde estão os pais destes adolescentes?". E mais uma vez lhes digo, diferente do livro – onde os familiares não são tão retratados, – na série isto é bem diferente. Nos deparamos com os pais de Hannah tentando sobreviver ao suicídio da própria filha enquanto enfrentam problemas financeiros. Os pais de Clay começam a perceber a diferença de comportamento do filho, mas seus olhos se voltam à ele pelo fato do próprio colégio começar a alertar sobre depressão e o comportamento juvenil. Os pais de Courtney, que sempre a incentivam a ser a melhor em tudo, mas não prestam atenção na personalidade da própria filha. Há também o pai de Alex que é policial, mas vive passando a mão na cabeça do filho e acobertando seus atos. O pai de Jéssica também não percebe o que a filha esconde e como comentei antes, o seio familiar de Justin é um dos mais problemáticos, pois ele tem que enfrentar as agressões do padrasto e o alcoolismo da própria mãe.
A série aborda a importância da família na construção do caráter do jovem e o valor sentimental da atenção dos pais com seus filhos. Uma cena marcante é quando a mãe de Hannah pergunta ao marido: "Como não percebemos que nossa filha estava tão mal?". A falta de diálogo e atenção é um dos pontos abordados na série.




 11- A INDIFERENÇA DE SR. PORTER




Sr. Porter é o conselheiro estudantil do colégio Liberty. Sua função é ouvir e ajudar os alunos a enfrentar questões comportamentais e psicológicos. Porém, o que deparamos é falta de profissionalismo, apatia e falta de competência. Está claro que ele não está apto ao cargo de conselheiro. No último capítulo, a indiferença de Sr. Porter e falta de qualificação e apatia fica explícita. Mais absurdo que sua incompetência é sua total indiferença perante ao sofrimento alheio. O que ele fez na série (colocar a culpa na vítima e dizer para que ela esquecesse do ocorrido e seguisse em frente) é infelizmente o perfil de muitas pessoas na sociedade atual.
  

12- PRECISAMOS FALAR SOBRE A HANNAH BAKER




A personagem principal Hannah Baker tem sua vida devastada ao ser vítima de bullying e assédio. A cada episódio e a cada fita, temos uma peça de um quebra-cabeça, que ao decorrer da série é encaixada uma na outra. No final temos a imagem completa e nos deparamos coma cena forte, marcante e chocante do suicídio dela. No livro ela se mata por overdose de medicamentos, já na série a morte é mais chocante. Sim, é chocante, mas isto era a intenção dos produtores: mostrar a real consequência das vítimas que sofrem bullying, abuso, assédio e indiferença. Hannah se transforma a cada episódio e a depressão também é retratada na série. 
Depressão é uma doença psicológica que está entre as doenças mais encontradas na sociedade atual. É uma doença silenciosa que há indícios comportamentais que a pessoa não está bem psicologicamente, e por vezes não é reparada entre as pessoas próximas à vítima. Muitas pessoas ainda têm preconceito com esta doença e a banalizam. A série mostrou a importância de falarmos sobre a depressão, pois o último passo da doença é o suicídio. 
Li nas redes sociais que muitas pessoas acharam que a série é muito pesada e seria uma exploração da imagem de uma menina que cometeu o suicídio, porém é o oposto: é necessário falarmos sobre a Hannah Baker. Temos SIM que abordar sobre a depressão e suicídio. Isto serve como um alerta geral para a sociedade, o âmbito escolar, o seio familiar e para a própria vítima da doença. O recado principal para as vítimas de assédio, agressão, abuso, bullying e depressão é: PEÇAM AJUDA! Não se sintam envergonhados em pedir ajuda aos amigos, familiares e profissionais da saúde. Não deixem que a depressão te leve para o mesmo caminho que a Hannah Baker.



13- NÃO SEJA UM PORQUÊ




E por fim, meu último motivo para que você assista "13 Reasons Why" é o mais importante.
Ao fim da série o telespectador faz uma auto avaliação de seu próprio comportamento. Se pergunta se já fez algo para alguém que deixou rastros na outra pessoa. Se identifica com os personagens e faz uma auto reflexão. Será que estou sendo um Clay? Será que já fui
Jéssica/Courtney/Tyler/Alex na vida de alguém? Ou será que estou sendo a própria Hannah?
Assim que a série teve sua estreia, as pessoas usavam a hashtag #NãoSejaUmPorquê nas redes sociais, incentivando as pessoas a prestarem atenção em seus atos. Este é o ponto principal da série, mostrar para os jovens que seus atos – por mais pequenos que possam parecer – afetam sim a vida das outras pessoas. Um boato pelo colégio, um ato preconceituoso, um comentário indevido pode levar o fim de uma pessoa. Não ser um dos porquês é prestar atenção na maneira como você trata o seu próximo e na maneira como age em sociedade. A indiferença, o ódio e a falta de apatia pelas pessoas hoje em dia é grande. Em círculos de amigos na escola, na televisão, na rua e na própria casa há rastros de falta de amor ao próximo. A série nos faz pensar sobre nosso comportamento e enfatiza que o respeito ao próximo é a chave de tudo na vida.


Acontecimento importante: Após a estreia da série, o CVV (Centro de Valorização da Vida) fez duplicar o número de ligações e atendimentos.


Se você está passando por uma das situações que foram ditas, disque 141 para o Centro de Valorização da Vida. Não seja uma Hannah Baker. Não seja um porquê.

Nenhum comentário: