1 de janeiro de 2017

A Importância dos Livros

                                          A Importância dos livros



   A primeira postagem do ano foi criada, especialmente para àqueles que não gostam de ler ou não acham que a leitura é algo importante. Listei diversos pontos em que pretendo lhe mostrar que ler não é somente fundamental ao ser humano, mas também amplia nossos horizontes e valores.

1) Amplia o Vocabulário e Conhecimento

  Nos primórdios de nossa existência, a comunicação sempre foi essencial para o desenvolvimento do ser humano. Desde pinturas nas paredes das cavernas e símbolos inventados, o homo sapiens nasceu para se comunicar com seus semelhantes. Com a evolução do ser humano passamos a nos comunicar não somente pela falácia como também pela escrita. Letras, fonemas e palavras nos permitem compreender o que está nos sendo dito. Portanto, ler amplia nosso vocabulário e sabedoria. O leitor descobre novas palavras e suas formas de uso. Começa a usar tais palavras descobertas em sua própria fala e escrita, e com isto se torna um ser mais sábio e apto à escrita, conseguindo compreender melhor qualquer coisa que possa lhe ser dito. Quem lê amplia a mente e o conhecimento.

                             Resultado de imagem para homo sapiens caverna

2) Expande a Imaginação

  É inevitável que quando se está lendo, a pessoa imagine as cenas que estão sendo descritas na leitura. ‘’Ela pegou o copo e o colocou sob a mesa, porém ao fazer isto derramou água em toda a papelada que estava disposta bem perto do copo.’’ Ao ler isto, o leitor automaticamente imagina um copo, uma mesa e o líquido sendo derramado nos papéis deixados ao lado. É claro, que tudo depende da perspectiva. O copo que você imaginou pode ser de vidro, mas o que eu imaginei poderia ser de plástico. Isto é imaginação! Crianças, em seus primeiros anos de vida, usam a imaginação como principal ferramenta de uso para compreender o mundo que os cercam. Com a imaginação podemos ler um livro e viajar sem precisar sair do lugar. Nos teletransportamos para outras cidades, países, continentes e até mesmo outros planetas. Já foi comprovado cientificamente que a leitura nos faz exercitar o cérebro e a memória, pois é um exercício para nosso sistema nervoso. Quem lê amplia a própria mente e seu poder cognitivo.


Resultado de imagem para imaginação leitura


3) Promove Sentimentos


   Com as descrições de personagens literários e suas vivências, podemos sentir o que eles passam ao decorrer de cada página. A mocinha em perigo nos transporta ao ambiente assustador quando descreve o que está sentindo. O herói corajoso nos transmite seus sentimentos quando enfrenta seu grande inimigo. A vilã impiedosa nos amedronta ao dividir conosco seus sentimentos mais obscuros com relação à alguém da história. Através da leitura conseguimos passar por experiências que nem a vida real nos promoveu. Ficamos alegres, infelizes, excitados, amedrontados, raivosos e curiosos ao lermos um livro. Uma boa leitura nos faz mais humanos. Permite nos colocar em diversas ocasiões e sentir como se fôssemos o protagonista da história. Por vezes nos identificamos com a personalidade dos personagens criados pelos autores. Conseguimos captar sentimentos e fazer até mesmo um autoconhecimento.
  Pois não tem nada mais humano do que se colocar na pele do outro. Os livros nos promovem sentir isto. Quem lê e está aberto à tais sentimentos, se torna mais humano.

       Resultado de imagem para feelings book gif


  Há mais mil e um motivos a serem listados aqui, mas preferi selecionar os que mais se sobressaem. Então, você que já é um leitor assíduo, creio que sabia intrinsecamente estes três benefícios que a leitura proporciona. Porém, minha primeira postagem do ano foi feita para você que não gosta de ler. Que acha que ler é coisa para ‘’sabichões’’ que gostam de gabar de sua inteligência. Que acha que é coisa para pessoas com paciência ou desocupadas ou que acha que ler é perca de tempo. Pois tenho que lhe dizer que é ao contrário, o leitor que cada vez lê mais, percebe o quanto não sabe do mundo; pois quando mais conhecimento se obtém, mais questionamentos se tem da vida. E ler nos permite exercitar a paciência, pois, por exemplo, não podemos ler um livro de 300 páginas em um só dia, não é mesmo?
  Ler também não é algo para desocupados, pois tenho certeza que você tem uma hora vaga em seu dia a dia, seja no trânsito à caminho do trabalho ou escola ou reduzindo uma hora em que fica nas redes sociais. Quem diz que não tem tempo para ler está dando uma desculpa!
  Então eu te desafio a começar a leitura de algo ainda hoje. Comece com algo que lhe agrade ou um livro pequeno. Inclua na lista de suas metas para 2017 a se tornar um leitor. Você verá que seu mundo mudará a partir do momento que der o primeiro passo, mas tudo depende de você.

Um comentário:

Wanielly disse...

Isso aí ❤. Recentemente estava pensando em falar sobre isso no meu blog, talvez ainda fale. Faça uma visitinha: janelarascunhos.blogspot.com.br