3 de fevereiro de 2015

Resenha - Cinquenta Tons de Cinza (+18)

Vou começar dizendo que fiquei um pouco apreensiva em fazer essa resenha, pois é um livro bem polêmico, do nível "ame-o" ou "odeie-o". Bom, eu vou confessar que amo a história, com alguns poréns, mas isso é normal com qualquer história, não é?

Cinquenta Tons de Cinza é o primeiro livro de uma trilogia feita pela autora E.L. James. O livro é classificado como um romance erótico e trata da história de Christian Grey, um jovem CEO (empresário) capaz de fazer qualquer mulher suspirar pela sua beleza e seus mistérios. Para quem não sabe, grey em inglês significa cinza, daí um trocadilho bem elaborado no título. Apesar da história focar sobre sua vida misteriosa e seus gostos peculiares (falarei em breve), ela é mostrada pelo ponto de vista de Anastasia Steele, uma estudante de literatura que entrevista Christian no lugar de uma amiga, Kate, e com seu jeito simples e ingênuo acaba impressionando-o de uma maneira que ele não consegue disfarçar seu interesse - e posso dizer que é mútuo, pois ela quase baba ao olhar para dele, haha.

O curioso é a forma como se conhecem. Anastasia cai de quatro ao entrar na sala de Christian. Ela se enrola bastante com as perguntas, fazendo com que ele ache graça da timidez dela - provavelmente ele já sabia que ela estava se derretendo por ele. Dentre alguns acontecimentos aqui, outros lá, é óbvio que os dois se envolvem! Anastasia é do tipo que nunca teve um namorado na vida, então o que ela espera são flores, passeios ao cinema, chocolates, mas Christian tem algo mais interessante a oferecer: sexo. Não da forma comum. Aos poucos ele vai mostrando o quão maníaco sexual é. Ela até tenta se aconselhar com Kate, mas ignora todos os conselhos da amiga e embarca nessa aventura excitante. Christian entrega à Anastasia uma lista de exigências, termos confidenciais e um contrato bombástico - não falarei para não estragar a surpresa!

Descobrindo um mundo totalmente fora do real, Anastasia aceita as exigências de Grey, esperando novas descobertas, novas sensações... Mas, apesar de estar se apaixonando por Anastasia, o que vemos na maior parte do tempo é que ele precisa satisfazer suas vontades sexuais com ela. Não se assuste com o quarto vermelho do prazer - é lá que Christian guarda todos os objetos que utiliza na hora do prazer. Ou seja, Grey é um maníaco por sexo que se diverte misturando dor e prazer, um verdadeiro sadomasoquista, praticante do BDSM (Bondage, Disciplina, Submissão, Sadismo e Masoquismo). Anastasia não se abala. Pelo contrário, ela acaba se interessando por esse mundo novo e resolve aceitar as premissas de Grey. Mas, apaixonada como está, não demora muito a ela descobrir seus próprios desejos - não acho tão legal ela aceitar ser submissa assim, mas tudo bem.

Vocês devem pensar "é só sexo então?". Calma!! Não, não é só sexo (quase isso). Anastasia fica intrigada por não ouvir muito sobre a vida de Grey e também por não achar muitas notícias sobre ele. Daí ela tenta descobrir um pouco mais desse homem "perfeito", e se choca ao descobrir que há um passado totalmente misterioso e obscuro na vida de Christian e que ele não é tão perfeito assim.


Algumas curiosidades:

- Como alguns não sabem o que é, irei explicar o termo a seguir: Fanfic é uma história baseada num livro, novela, série, etc. que já contém personagens existentes e a pessoa escreve essa história da forma como ela quer. Então, Cinquenta Tons nada mais é do que uma história baseada numa fanfic sobre Crepúsculo (pois é!). Eu até posso ver alguma semelhança, pois a Bella é bem submissa às vontades do Edward (quem já leu sabe disso). E nos é mostrado que a mocinha é boba, sem graça e o galã é lindo de morrer, de quebrar o queixo. Acho que foram as únicas coisas que achei parecidas.

- A história do livro virou filme e será estreado no dia 12 de fevereiro mundialmente! Para quem não sabe, a data é como um dia dos namorados lá pelos Estados Unidos e em outros países norte americanos. Houve muita polêmica em torno da escolha dos atores. Houve até protesto com os que foram escalados! Mas a verdade é que nenhum homem se encaixaria no Christian, porque meu Deus! Que homem. Hahaha.

- Apesar do erotismo ser bem intenso, posso dizer que fiquei mais chocada só com o primeiro livro mesmo. Nos outros eu achei que a história foi ficando mais romântica, e também interessante por nos mostrar algumas coisas a mais do Christian.




Esses são os livros originais, distribuídos pela editora Intrínseca (linda, maravilhosa, melhor editora do mundo!).












Aqui é a capa atual, inspirada no filme, com os atores Dakota Johnson (Anastasia Steele) e Jamie Dornan (Christian Grey).












Algumas fotos do filme para ficarem na vontade, haha.
 















Espero que tenham gostado!
Beijinhos, Camille Antunes :*

Nenhum comentário: