12 de janeiro de 2016

Resenha - Os 13 Porquês


''Não dá para voltar atrás, para o jeito que as coisas eram. Do jeito que você pensava que elas eram. Tudo que a gente realmente possui… É o agora.''
       

                                Imagem de amor, couple, and frases


   Após chegar da escola, o jovem Clay Jensen se depara com algo inusitado; um pacote do correio contendo diversas fitas cassetes misteriosas. Mal ele sabia, que o que continha nas fitas era algo bastante assombroso e revelador. Quando ele resolve dar o 'play', para acabar com todo o mistério ele se surpreende ao reconhecer de quem era a voz.
        A dona da voz nas fitas, que logo se apresenta para seus ouvintes, é Hannah Baker. Nada mais e nada menos que uma amiga de classe que cometeu suicídio, então ele começa a ouvir as gravações e a desvendar todo aquele mistério. Com as fitas, havia também um mapa, que conforme ela ia contando sua história, cada lugar marcado no mapa indicava algum acontecimento relativo e Clay,conforme ia ouvindo resolveu seguir os lugares marcados no mapa, fazendo com que cada revelação e narrativa da menina ficasse mais marcante.
      Hannah nos conta nas fitas, 13 pessoas que influenciaram com que ela tomasse a decisão de se matar. Cada personagem com sua personalidade bastante evidenciada na história.
     Clay começa a entender através das instruções da menina que já se fora, quais procedimentos as pessoas que ouvissem as fitas deveriam tomar, primeiro, ela enviou o pacote para a primeira pessoa correspondente a primeira história contada, e esta pessoa deveria guardar segredo do que ouviu e mandaria para a segunda pessoa que foi citada na segunda história e assim por diante, quando chegou nas mãos de Clay, sua ansiedade para saber o porquê dele estar nas fitas o fazia com que não parasse de ouvir as fitas e a cada gravação ele se surpreendia com revelações e descobertas jamais pensadas e descobertas de pessoas próximas a ele.
     Apesar de se tratar de um assunto bastante polêmico e pesado, eu recomendo esta leitura para todos os jovens ou pessoas de outras faixa etárias em geral. O livro aborda o fato de que, aparentemente, pequenas coisas podem afetar uma pessoa. Como o próprio livro diz, para Hannah, cada acontecimento ajudava com que sua 'bola de neve' crescesse e piorasse as coisas. O autor aborda o mundo adolescente, a falta de sensibilidade,abuso,solidão,mentiras,amizades e amor.
   O livro deixa uma mensagem bastante interessante, o fato da humanidade em si não prestar atenção em suas ações e falta de amor ao próximo e a importância da amizade e compaixão ao próximo. Ao meu ver, o livro poderia ter abordado mais o lado pessoal de Hannah com relação a tomar a decisão de ter se matado, faltou contar mais ao fundo como ela se sentia com relação ao mundo e afins mas em geral, a leitura foi super válida e recomendável.
   Espero que tenham gostado da resenha e antes de me despedir deixo algo para refletirem; vocês já pararam para pensar em suas ações para com o próximo? Já parou para pensar que talvez você pudesse mudar o dia de alguém lhe mandando um simples ''eu te amo'' ou ''sinto sua falta''? Ou até mesmo elogiando qualidades na pessoa? Você já parou para pensar no peso que as palavras tem? Na maioria das vezes, só nos lembramos das coisas ruins que já nos falaram,as coisas boas acabamos por esquecer. O fim do livro nos deixa pensando sobre o que os outros personagens poderiam ter feito para que Hannah não tivesse se matado. É o tipo de livro que após acabarmos de ler, ainda assim a história permanece em nossas mentes e nos marcam por dias.
    Enfim, espero que tenham gostado da resenha de hoje, beijos e até a próxima!
    Beijos da Letícia!

                    Imagem de capa, livro, and jay asher

Nenhum comentário: